PLANO DE AULA

Introdução:

O plano de aula abaixo relacionado foi elaborado pelos componentes do grupo 5, do curso a distância (melhor gestão melhor ensino), cuja proposta era criar um plano de aula direcionado aos alunos do ensino fundamental das Escolas Públicas do Governo do Estado de São Paulo.



Plano de Trabalho Docente
2013
MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Curso: Ensino Fundamental
Área: Matemática
Série: 5ª série 6º ano
Tema: Números Racionais – Representação Fracionária e decimal, múltiplos e submúltiplos do sistema decimal.

Objetivo Geral:
Reconhecer a representação dos números decimais e transformação da escrita fracionária em decimal.

Objetivos Específicos:
Resolver Problemas que envolvam decimais e racionais e seus múltiplos e submúltiplos.

Competências:
Compreender a estrutura dos múltiplos e submúltiplos do sistema decimal e reconhecer a correspondência entre frações decimais e anotação decimal.

Habilidade: Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal e identificar a existência de ordens como décimos centésimos e milésimos.

Recursos Materiais e tecnológicos:
Vídeo telecurso 2000 - aula 26 - ensino fundamental – Matemática
(Faça dowload aqui) http://youtu.be/xxMj_5RwiEY
Folha papel quadriculado(anexo 1 no fim do plano de aula)
Material dourado
Calculadoras


Etapa 1
Apresentação do vídeo telecurso 2000 – aula 26 - ensino fundamental - matemática ( baixar do youtube) duração 12 minutos e 40 segundos, apresentando para os alunos os conceitos de fração e decimal e suas diferentes  representações.

Propor aos alunos que completem a tabela:


FORMA FRACIONÁRIA                 FORMA DECIMAL               LEITURA
             1/10                                                0,1                                 um décimo
           1/100
           1/1000
            12/10
           13/100
           24/1000
          2 + 3/10                                            2,3                      dois inteiros e três décimos
        4 + 53/100
         1+ 438/100


Flexibilização: utilizar a calculadora para aferir os resultados das transformações e propor que criem outros exemplos criados com o uso da calculadora.
Nesta etapa espera-se que o aluno entenda os conceitos de quando se conta 1 número após a vírgula representa por décimos, 2 números centésimos, 3 milésimos  e assim por diante.


Etapa 2
Peça que os alunos representam na folha de papel quadriculado (anexo 1) as frações
a)      12/10
b)      37/100
c)      88/100
Peça para observar que 10 quadradinhos pintados correspondem a 1/10 de 100 quadradinhos pintados  e 1 quadradinho  pintado corresponde a 1/100
Logo (no exercício a) 12/100 temos:
12/100 = 10/100 + 2/100 = 1/10 + 2/100 = 0,1 + 0,02 = 0,12
Analogamente peça que resolva os exercícios b e c


Nesta etapa espera-se que os alunos tenham as primeiras noções  da transformação da escrita fracionária para decimal.




Etapa 3
Apresente o material dourado para os alunos e explique como os números  decimais podem ser representados por ele.








  
                                            

10 cubinhos equivalem a uma barra de 10










e 10 barrinhas de 10 equivalem a 100


















Ou:




o cubinho representa 1/10 da barrinha de 10








e a barrinha de 10 representa 1/10 da barrinha de 100












Se a barrinha de 100 representa 1
                                                               







Então: 

a barrinha de 10 representa 0,1









o cubinho representa 0,01







Logo:



1,23 pode  ser representado por:


















   



Peça aos alunos que representam por meio de desenhos, os números decimais a seguir:

a)      1,1
b)      2,3
c)       3,2
d)      0,55
e)      3,55
f)       0,04



Flexibilização: caso a escola não possua material dourado os desenhos podem ser feitos com modelos cortados em cartolina.



 Etapa 4:

Leitura textual:
Organize a turma em duplas 
 

-Distribuição do texto. 
-Leitura individual silenciosa. 
-Releitura do texto com o professor orientando a aprendizagem.
O texto apresentado.


No Sítio de José, uma vaca leiteira produziu, em 4 dias, 34 L de leite. Quantos litros de leite, em média, essa vaca produziu por dia.

Para responder essa pergunta precisamos dividir 34 por  4.

O número 8,5 é chamado número decimal e também pode ser representado pela fração 8 + 5/10.

 34: 4 = 8,5 L

 Assim, a produção média diária foi 8,5 L de leite.

 Peça em seguida aos alunos que criem uma tabela com os preços unitários de produtos da cesta básica, outro coluna com a quantidade de produtos e outra coluna com o preço final dos produtos, peça que  coloquem valores com centavos . Com essa atividade os alunos estarão praticando multiplicação com decimais.


Fonte:
Vontade de saber Matemática autor: Joamir Souza e Patricia Moreno Patarov.





Avaliação final:

Peça aos alunos representarem em uma cartolina uma tabela com a figura a linguagem mista e a notação decimal de alguns desenhos elaborados por eles no material dourado.
Exemplo:


Figura


































Linguagem mista: 2 unidade,1 décimo e 2 centésimos
Notação decimal: 2,12




Plano de recuperação:

Aos alunos que apresentarem dificuldades em relação aos conteúdos desenvolvidos, será oferecido plano de recuperação continua com outras atividades relacionadas ao assunto.




Fonte de pesquisa:

Caderno do professor Matemática 5ª série/ 6º ano volume 2 – Governo do Estado de São Paulo

Bigode Antônio José Lopez – Projeto Volear: matemática/Antonio Lopez (Bigode)- 1ª edição – São Paulo Scipione, 2012. – (Projeto Volear Matemática)

Relatório Pedagógico Saresp 2011 – Governo do Estado de São Paulo

   








 Anexo 1-






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