O plano de aula abaixo relacionado foi elaborado pelos componentes do grupo 5, do curso a distância (melhor gestão melhor ensino), cuja proposta era criar um plano de aula direcionado aos alunos do ensino fundamental das Escolas Públicas do Governo do Estado de São Paulo.
Plano de Trabalho Docente
2013
MELHOR GESTÃO MELHOR
ENSINO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Curso: Ensino
Fundamental
Área: Matemática
Série: 5ª série 6º
ano
Tema: Números
Racionais – Representação Fracionária e decimal, múltiplos e submúltiplos
do sistema decimal.
Objetivo Geral:
Reconhecer a representação dos números decimais e
transformação da escrita fracionária em decimal.
Objetivos Específicos:
Resolver Problemas que envolvam decimais e racionais e seus
múltiplos e submúltiplos.
Competências:
Compreender a estrutura dos múltiplos e submúltiplos do
sistema decimal e reconhecer a correspondência entre frações decimais e anotação
decimal.
Habilidade: Reconhecer as representações decimais dos números
racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal e identificar a
existência de ordens como décimos centésimos e milésimos.
Recursos Materiais e tecnológicos:
Vídeo telecurso 2000 - aula 26 - ensino fundamental –
Matemática
(Faça dowload aqui) http://youtu.be/xxMj_5RwiEY
Folha papel quadriculado(anexo 1 no fim do plano de aula)
Material dourado
Calculadoras
Etapa 1
Apresentação do vídeo telecurso 2000 – aula 26 - ensino
fundamental - matemática ( baixar do youtube) duração 12 minutos e 40 segundos, apresentando
para os alunos os conceitos de fração e decimal e suas diferentes representações.
Propor aos alunos que completem a tabela:
FORMA FRACIONÁRIA FORMA DECIMAL LEITURA
1/10
0,1 um décimo
1/100
1/1000
12/10
13/100
24/1000
2 + 3/10
2,3 dois inteiros e três décimos
4 + 53/100
1+ 438/100
Flexibilização: utilizar a calculadora para aferir os
resultados das transformações e propor que criem outros exemplos criados com o
uso da calculadora.
Nesta etapa espera-se que o aluno entenda os conceitos de
quando se conta 1 número após a vírgula representa por décimos, 2 números
centésimos, 3 milésimos e assim por
diante.
Etapa 2
Peça que os alunos representam na folha de papel
quadriculado (anexo 1) as frações
a) 12/10
b) 37/100
c) 88/100
Peça para observar que 10
quadradinhos pintados correspondem a 1/10 de 100 quadradinhos pintados e 1 quadradinho pintado corresponde a 1/100
Logo (no exercício a) 12/100
temos:
12/100 = 10/100 + 2/100 = 1/10 +
2/100 = 0,1 + 0,02 = 0,12
Analogamente peça que resolva os
exercícios b e c
Nesta etapa espera-se que os
alunos tenham as primeiras noções da
transformação da escrita fracionária para decimal.
Etapa 3
Apresente o material dourado para
os alunos e explique como os números decimais podem ser representados por ele.
![]() |
10 cubinhos equivalem a uma barra de 10 |
![]() |
e 10 barrinhas de 10 equivalem a 100 |
Ou:
![]() |
o cubinho representa 1/10 da barrinha de 10 |
![]() |
e a barrinha de 10 representa 1/10 da barrinha de 100 |
![]() |
Se a barrinha de 100 representa 1 |
Então:
![]() |
a barrinha de 10 representa 0,1 |
![]() |
o cubinho representa 0,01 |
Logo:
1,23 pode ser representado por:
Peça aos alunos que representam
por meio de desenhos, os números decimais a seguir:
a) 1,1
b) 2,3
c) 3,2
d) 0,55
e) 3,55
f) 0,04
Flexibilização: caso a escola não
possua material dourado os desenhos podem ser feitos com modelos cortados em cartolina.
Leitura textual:
Organize
a turma em duplas
-Distribuição do texto.
-Leitura
individual silenciosa.
-Releitura
do texto com o professor orientando a aprendizagem.
O texto
apresentado.
No
Sítio de José, uma vaca leiteira produziu, em 4 dias, 34 L de leite. Quantos
litros de leite, em média, essa vaca produziu por dia.
Para
responder essa pergunta precisamos dividir 34 por 4.
O
número 8,5 é chamado número decimal e também pode ser representado pela fração
8 + 5/10.
34: 4 = 8,5 L
Assim, a produção média diária foi 8,5 L de
leite.
Peça em seguida aos alunos que criem uma
tabela com os preços unitários de produtos da cesta básica, outro coluna com a
quantidade de produtos e outra coluna com o preço final dos produtos, peça
que coloquem valores com centavos . Com
essa atividade os alunos estarão praticando multiplicação com decimais.
Fonte:
Vontade
de saber Matemática autor: Joamir Souza e
Patricia Moreno Patarov.
Avaliação final:
Peça aos alunos representarem em uma
cartolina uma tabela com a figura a linguagem mista e a notação decimal de
alguns desenhos elaborados por eles no material dourado.
Exemplo:
Figura
Linguagem mista: 2 unidade,1 décimo e 2 centésimos
Notação decimal: 2,12
Plano de recuperação:
Aos alunos que apresentarem dificuldades em
relação aos conteúdos desenvolvidos, será oferecido plano de recuperação
continua com outras atividades relacionadas ao assunto.
Fonte de pesquisa:
Caderno do professor Matemática 5ª série/
6º ano volume 2 – Governo do Estado de São Paulo
Bigode Antônio José Lopez – Projeto Volear:
matemática/Antonio Lopez (Bigode)- 1ª edição – São Paulo Scipione, 2012. – (Projeto
Volear Matemática)
Relatório Pedagógico Saresp 2011 – Governo do
Estado de São Paulo
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