quarta-feira, 5 de junho de 2013

Desenhos Frente aos Móbiles


 As dificuldades apresentadas por adultos e crianças na interpretação de desenhos de objetos espaciais, bem como na realização de seus traçados, apontam para a grande necessidade de, no Ensino Médio, se trabalhar maneiras alternativas para representar os objetos por meio de traços e se criar desenhos em perspectiva, Ou seja, é preciso se criar estratégias que permitam ao aprendiz “ ler” traçados e a “escrever” por meio de traços.
A construção desses aparelhos com canudos e fios, ainda que trabalhosa, é importante por permitir o desenvolvimento da habilidade da visualização. O aluno fortalece a sua percepção espacial, ao acompanhar os esquemas dos desenhos e movimentos dos fios para a obtenção de cada esqueleto.

Você, caro professor(a), conhecia esses tipos de móbiles? As atividades com móbiles têm sido realizadas por alunos com cerca de 16 anos de idade.

Ao observarem as sombras advindas do feixe de luz que atravessa o móbile e se projeta em um plano (geralmente uma parede), o aluno percebe o “achatamento” das figuras tridimensionais em um plano. Muitos alunos desenham, com um lápis, traços sobre as sombras e percebem que se formam “balõezinhos”, “pipas” etc. Outros sentem muitas dificuldades para obter os poliedros a partir das peças dos quebra-cabeças.

A grande maioria das pessoas apresenta dificuldades na construção do octaedro a partir de 4 tetraedros irregulares, pois sempre tentam construir os “balõezinhos” a partir de tetraedros regulares.

A situação geométrica a seguir também causa grandes dificuldades.
 

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